Excel Avançado
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Capítulo 1
Atividade 1 – Controlando as vendas da loja Tudo em Informática
Victor trabalha em uma empresa que tem as datas de aniversário de seus clientes cadastradas em uma planilha do Excel no formato dd/mm/aaaa. A empresa solicitou que as datas fossem visualizadas de formas específicas: o dia do mês, o dia da semana, o nome do mês e a data em seu formato completo. Para a realização dessa tarefa, vamos ajudar Victor utilizando procedimentos de formatação personalizada.
1. Baixe e abra o arquivo abaixo
2. Na coluna B, vamos mostrar o número do dia da data armazenada. Selecione o intervalo B2:B15.
3. Clique no iniciador da caixa de diálogo do grupo Número da guia Página Inicial.
4. Na guia Número, selecione a categoria Personalizado.
5. Apague o que está no campo Tipo e digite dd.
Devemos informar nesse campo o formato desejado para o(s) dado(s) selecionado(s). Na formatação de datas, quando queremos mostrar o número do dia, devemos digitar uma das opções que se seguem:
D: dias formados por um algarismo são exibidos com um algarismo.
DD: dias formados por um algarismo são exibidos com dois algarismos, tendo o zero como inicial.
DDD: exibe o nome do dia de forma abreviada, usando as três primeiras letras.
DDDD: exibe o nome do dia por extenso.
6. Clique em OK
7. Agora vamos mostrar o nome do dia da semana na coluna C. Para isso, selecione o intervalo C2:C15 e clique no iniciador da caixa de diálogo do grupo Número da guia Página Inicial.
8. Na guia Número, selecione a categoria Personalizado.
9. Apague o que está no campo Tipo e digite dddd. Clique em OK.
10. Vamos agora exibir na coluna D o nome do mês por extenso. Selecione o intervalo D2:D15.
11. Clique no iniciador da caixa de diálogo do grupo Número da guia Página Inicial.
12. Na guia Número, selecione a categoria Personalizado.
13. Apague o que está no campo Tipo e digite mmmm.
A formatação personalizada para datas em relação à exibição do mês pode ser feita por uma das opções:
M: meses que são formados por um algarismo são exibidos com um algarismo.
MM: meses que são formados por um algarismo são exibidos com dois algarismos, tendo o zero como inicial.
MMM: exibe o nome do mês de forma abreviada usando as três primeiras letras.
MMMM: exibe o nome do mês por extenso.
14. Clique em OK.
15. Vamos agora mostrar a data por extenso. Por exemplo: para a data 21-06-2011, deverá ser mostrado terça-feira, 21 de junho de 2011. Selecione o intervalo E2:E15 e clique no iniciador da caixa de diálogo do grupo Número da guia Página Inicial.
No campo Tipo, digite o seguinte:
dddd”, “dd” de “mmmm” de “aaa
Em que:
dddd: nome do dia da semana.
, ”: coloca um espaço, vírgula, espaço.
dd: número do dia.
“ de ”: coloca espaço, a palavra “de”, espaço.
mmmm: nome do mês por extenso.
aaa: número do ano.
No caso do ano, a representação aa formata a data para que apareçam os dois últimos dígitos do ano, enquanto as representações aaa ou aaaa formatam a data para que apareçam os quatro dígitos do ano.
16. Clique em OK
Nota
Existe uma grande diferença entre conteúdo e formato. Conteúdo é o valor original do dado armazenado na célula. Formato é como ele está sendo mostrado. Quando efetuarmos cálculos com células formatadas, o conteúdo será considerado, não o formato.
17. Clique na célula C2. Observe que apesar de ser mostrado o nome do dia da semana (sexta-feira), o valor armazenado na célula é 14/01/2011.
18. Feche a pasta salvando seus dados.
Atividade 12 – Funções de data e hora
Objetivos:
Utilizar funções de datas e horas.
Efetuar cálculos com datas e horas.
Tarefas:
A empresa Serviços de Limpeza Ltda. trabalha com um estoque de vassouras que é atualizado diariamente. Em todos os dias úteis entram novas unidades de vassouras e saem outras para serem utilizadas pelos funcionários da empresa em seus serviços terceirizados. Desse modo, a empresa consegue calcular o seu estoque todos os dias. A empresa trabalha de segunda a sexta-feira e todo início de mês já deixa preparada sua planilha de controle com todos os dias úteis daquele mês para poder inserir os dados e calcular seu estoque diário.
A planilha que vamos desenvolver é referente ao mês de maio de 2013. Atente para o fato de que os dias 1º e 30 desse mês serão feriados e no dia 31 não haverá expediente. No início da planilha serão inseridas informações sobre a data atual.
Para resolver essa situação iremos precisar do arquivo abaixo
- Trabalhar com diversos tipos de classificações na planilha
- Habilitar a filtragem das células por meio de critérios complexos.
Victor trabalha em uma empresa que tem as datas de aniversário de seus clientes cadastradas em uma planilha do Excel no formato dd/mm/aaaa. A empresa solicitou que as datas fossem visualizadas de formas específicas: o dia do mês, o dia da semana, o nome do mês e a data em seu formato completo. Para a realização dessa tarefa, vamos ajudar Victor utilizando procedimentos de formatação personalizada.
1. Baixe e abra o arquivo abaixo
2. Na coluna B, vamos mostrar o número do dia da data armazenada. Selecione o intervalo B2:B15.
3. Clique no iniciador da caixa de diálogo do grupo Número da guia Página Inicial.
4. Na guia Número, selecione a categoria Personalizado.
5. Apague o que está no campo Tipo e digite dd.
Devemos informar nesse campo o formato desejado para o(s) dado(s) selecionado(s). Na formatação de datas, quando queremos mostrar o número do dia, devemos digitar uma das opções que se seguem:
D: dias formados por um algarismo são exibidos com um algarismo.
DD: dias formados por um algarismo são exibidos com dois algarismos, tendo o zero como inicial.
DDD: exibe o nome do dia de forma abreviada, usando as três primeiras letras.
DDDD: exibe o nome do dia por extenso.
6. Clique em OK
7. Agora vamos mostrar o nome do dia da semana na coluna C. Para isso, selecione o intervalo C2:C15 e clique no iniciador da caixa de diálogo do grupo Número da guia Página Inicial.
8. Na guia Número, selecione a categoria Personalizado.
9. Apague o que está no campo Tipo e digite dddd. Clique em OK.
10. Vamos agora exibir na coluna D o nome do mês por extenso. Selecione o intervalo D2:D15.
11. Clique no iniciador da caixa de diálogo do grupo Número da guia Página Inicial.
12. Na guia Número, selecione a categoria Personalizado.
13. Apague o que está no campo Tipo e digite mmmm.
A formatação personalizada para datas em relação à exibição do mês pode ser feita por uma das opções:
M: meses que são formados por um algarismo são exibidos com um algarismo.
MM: meses que são formados por um algarismo são exibidos com dois algarismos, tendo o zero como inicial.
MMM: exibe o nome do mês de forma abreviada usando as três primeiras letras.
MMMM: exibe o nome do mês por extenso.
14. Clique em OK.
15. Vamos agora mostrar a data por extenso. Por exemplo: para a data 14-07-2023, deverá ser mostrado sexta-feira, 14 de junlho de 2023. Selecione o intervalo E2:E15 e clique no iniciador da caixa de diálogo do grupo Número da guia Página Inicial.
No campo Tipo, digite o seguinte:
dddd”, “dd” de “mmmm” de “aaa
Em que:
dddd: nome do dia da semana.
, ”: coloca um espaço, vírgula, espaço.
dd: número do dia.
“ de ”: coloca espaço, a palavra “de”, espaço.
mmmm: nome do mês por extenso.
aaa: número do ano.
No caso do ano, a representação aa formata a data para que apareçam os dois últimos dígitos do ano, enquanto as representações aaa ou aaaa formatam a data para que apareçam os quatro dígitos do ano.
16. Clique em OK
Nota
Existe uma grande diferença entre conteúdo e formato. Conteúdo é o valor original do dado armazenado na célula. Formato é como ele está sendo mostrado. Quando efetuarmos cálculos com células formatadas, o conteúdo será considerado, não o formato.
17. Clique na célula C2. Observe que apesar de ser mostrado o nome do dia da semana (sexta-feira), o valor armazenado na célula é 14/07/2023.
18. Feche a pasta salvando seus dados.
Funções de data e hora
Objetivos:
Utilizar funções de datas e horas.
Efetuar cálculos com datas e horas.
Tarefas:
A empresa Serviços de Limpeza Ltda. trabalha com um estoque de vassouras que é atualizado diariamente. Em todos os dias úteis entram novas unidades de vassouras e saem outras para serem utilizadas pelos funcionários da empresa em seus serviços terceirizados. Desse modo, a empresa consegue calcular o seu estoque todos os dias. A empresa trabalha de segunda a sexta-feira e todo início de mês já deixa preparada sua planilha de controle com todos os dias úteis daquele mês para poder inserir os dados e calcular seu estoque diário.
A planilha que vamos desenvolver é referente ao mês de abril de 2025. Atente-se para os feriados desse mês . No início da planilha serão inseridas informações sobre a data atual.
Para resolver essa situação iremos precisar do arquivo abaixo
Função MAIÚSCULA
Função MINÚSCULA
Função ESQUERDA.
A validação de dados é utilizada para controlar o tipo de dado a ser inserido em uma célula. Isso impede que dados inválidos sejam digitados na planilha, além de fornecer instruções auxiliando o usuário a corrigir esses erros.
Atividade 1 – Adicionando regras de validação
Objetivo: Aprender a restringir a entrada de dados em uma planilha.
Tarefas:
Abrir um arquivo existente.
Restringir a entrada de dados.
Aplicando uma regra de validação de dados
TABELA DINÂMICA
OBJETIVOS
Resumir dados de planilhas utilizando relatórios de tabela dinâmica
Visualizar dados da tabela dinâmica pela utilização de gráficos dinâmicos
Tabela dinâmica
O recurso relatório de tabela dinâmica permite resumir os dados de uma planilha possibilitando que sejam analisados e explorados de forma mais eficiente. Com a tabela dinâmica, podemos rapidamente visualizar os dados filtrados, agrupados e calculados, o que nos permite analisá-los por meio de diferentes perspectivas
Atividade 1 – Criação da tabela dinâmica
Objetivo: Resumir dados de uma planilha utilizando tabela dinâmica.
Tarefas:
Abrir a pasta Controle Bancario.xlsx
Construir um relatório de tabela dinâmica filtrado por grupo e mostrando as descrições dos movimentos e seus valores.
Camila utiliza o Excel para controlar seu movimento financeiro diário. A planilha que Camila utiliza para armazenar os dados dos movimentos efetuados contém os seguintes campos:
Data: data do movimento.
Grupo: as contas são divididas em três grupos: eventual, mensal e diário.
Descrição: descrição do movimento.
Movimento: entrada ou saída.
Banco: banco onde o movimento se realiza. Camila trabalha com quatro bancos: Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e HSBC
Para melhor visualizar o movimento financeiro, Camila tem a necessidade de agrupar e resumir os dados por data, grupo, movimento e banco. Vamos ajudá-la na tarefa de construir seus relatórios.
A pasta que contém a planilha utilizada por Camila é a Controle Bancario.xlsx.
1. Baixe e abra o arquivo abaixo
Baixe e abra o arquivo abaixo
Macros interativas
OBJETIVO
Gravar macros por meio do gravador de macros
Você sabe o que é macro? Já ouviu falar pelo menos?
Macro é uma sequência de procedimentos que serão executados com a finalidade de realizar tarefas repetitivas.
As macros podem ser criadas de duas formas:
Pelo gravador de macros: criadas a partir da gravação dos procedimentos realizados pelo usuário na planilha.
Pela linguagem VBA: criadas pela escrita do script da macro, utilizando comandos e funções da linguagem VBA (Visual Basic for Applications)
A gravação de uma macro requer que saibamos exatamente a sequência de procedimentos que deveremos realizar para alcançar nosso objetivo. Para evitar erros como o ocorrido em sala de aula e normalmente é isso como eu faço, e assim é considerado uma boa prática, ou seja, devemos anotar em um papel todos os comandos a serem executados, na ordem a serem executados.
vamos lá
A empresa Confecções Mariska mantém um registro de suas vendas mensais por meio de planilha do Excel. O departamento responsável pela manutenção da planilha recebe do departamento de vendas um relatório contendo o volume de vendas no mês corrente.
A cada mês, Silvana, que efetua a atualização da planilha geral de vendas, tem que transferir os dados do relatório recebido para o seu controle.
Por ser uma tarefa que se repete todos os meses ou todos os dias Silvana decide criar uma macro que execute os procedimentos de transferência, cálculo e formatação dos dados de forma automatizada.
A planilha que contém os registros das vendas mensais ou diários é a planilha Vendas, que se encontra na pasta Mariska-Vendas.xlsx. A planilha que Silvana recebe todos os meses do departamento de vendas tem o nome de Vendas no Mês e está na mesma pasta.
Atividade 1 – Criando macros interativas.
Objetivo: Criar macro interativa utilizando o gravador de macros.
Tarefas:
Criar macro que atualize a planilha Vendas da pasta Mariska-Vendas.xlsx com os dados da planilha Vendas no Mês.
Gravar a pasta Mariska-Vendas no formato de pasta habilitada para macros.
Habilitar as macros no carregamento da planilha Mariska-Vendas.xlsm.
Clicar na célula H4.
Copiar os dados da planilha Vendas no Mês para a planilha Vendas.
Formatar adequadamente a planilha Vendas.
1. Baixe e abra o arquivo abaixo
2. Na guia Exibir, no grupo Macros, clique na seta da ferramenta Macros e escolha a opção Gravar Macro.
O gravador também pode ser acessado clicando na ferramenta Gravar Macro na Barra de Status.
3. A caixa de diálogo se abrirá para que você preencha os campos:
Nome da macro: você pode adotar como nome da macro o padrão sugerido pelo Excel. No entanto, é melhor que atribua um nome que identifique o que a macro executa. Esse nome não pode conter espaços em branco. Digite PreencheVendas.
Tecla de atalho: combinação de teclas que pode ser utilizada para executar a macro. Digite a letra P.
Armazenar macro em: podemos armazenar a macro nas seguintes pastas:
Pasta de trabalho pessoal de macros: a macro ficará gravada no Excel do seu computador e estará disponível em qualquer pasta de trabalho. Neste caso, a macro será gravada na pasta do Excel de nome Personal.xlsb.
Nova pasta de trabalho: a macro ficará disponível em todas as novas pastas criadas.
Esta pasta de trabalho: a macro ficará disponível somente na pasta em que foi gravada. Selecione esta opção.
Descrição: breve descrição da macro.
Clique no botão OK. A partir de agora, todos os seus movimentos na planilha serão gravados.
4. Selecione a planilha Vendas no Mês.
5. Copie a faixa de células B1:B7.
6. Selecione a planilha Vendas.
7. Clique na célula H4.
8. Cole as células copiadas.
9. Clique na célula G3 e, pela alça de preenchimento, preencha o valor da célula G3.
10. Clique na célula B2, mescle e centralize corretamente o conteúdo.
11. Formate corretamente as células H4:H10.
12. Na guia Exibir, no grupo Macros, clique na setinha da ferramenta Macros e escolha a opção Parar gravação.
A gravação também poderá ser interrompida clicando na ferramenta Parar gravação na Barra de Status.
13. Salve a pasta de trabalho. Observe que, ao tentar salvá-la no formato .xlsx, o Excel envia uma mensagem informando que a planilha contém macros e que, se quisermos que sejam gravadas junto com a pasta, é necessário modificar o tipo do arquivo para Pasta de Trabalho Habilitada para Macro do Excel (.xlsm).
Clique em Não e na janela Salvar Como escolha o tipo de arquivo adequado para salvar a pasta (.xlsm), no caso, escolha a opção: Pasta de trabalho Habilitada para Macro do Excel (*.xlsm)
14. Feche a pasta de trabalho.
15. Vamos agora abrir a pasta salva (Mariska-Vendas.xlsm).
Observe o aviso de segurança Habilitar Conteúdo. Quando abrimos uma pasta que contém macro, o Excel interpreta o código como um possível perigo à execução da planilha.
Para poder executar as macros gravadas é necessário habilitar o conteúdo. Clique no botão Habilitar Conteúdo.
Segurança de macro
A partir da versão 2007 do Excel, as configurações para ajuste de segurança de macros foram modificadas para que a sua execução seja mais segura, evitando que códigos maliciosos possam danificar pastas de trabalho, arquivos ou mesmo o próprio sistema operacional.
1. Para acessar a janela que permite escolher o nível de segurança de macro, clique na guia Arquivo e, em seguida, Opções.
2. Na janela apresentada, selecione a opção Central de Confiabilidade e clique em Configurações da Central de Confiabilidade...
Ao clicar no botão Configurações de Macro, você terá as seguintes opções:
Desabilitar todas as macros sem notificação: desabilita todas as macros e impede que sejam executadas. Se for ativada, somente as macros presentes em locais confiáveis poderão ser executadas. Esses locais confiáveis podem ser estabelecidos pelo usuário.
Desabilitar todas as macros com notificação: as macros estão desabilitadas, mas poderão ser habilitadas pela mensagem exibida na.
Área de Mensagem no carregamento da planilha. É a opção recomendada para a maioria das pastas de trabalho do Excel.
Desabilitar todas as macros, exceto as digitalmente assinadas: permite que somente as macros que tenham assinatura digital sejam executadas.
Habilitar todas as macros (não recomendado; códigos possivelmente perigosos podem ser executados): habilita todas as macros, tornando o programa vulnerável a ataques de códigos maliciosos. Essa opção não é recomendada.
Atividade 2 – Executando macros
Objetivo: Executar a macro gravada.
Tarefas:
Executar a macro PreencheVendas pela caixa de diálogo de macros.
Executar a macro PreencheVendas pelas teclas de atalho.
Executar a macro PreencheVendas por meio de um botão criado na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.
Agora que a macro foi criada, vamos aprender a executá-la. Existem várias formas de executar macros. Neste capítulo veremos três maneiras: pela ferramenta Macros, pelas teclas de atalho e por um botão colocado na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.
1. Apague toda a coluna H para retornar à planilha os valores anteriores à execução da macro.
2. Vamos executar a macro pela ferramenta Macros. Na guia Exibir, selecione a ferramenta Macros e clique sobre o nome da macro criada e em Executar.
3. Vamos executar a macro pelas teclas de atalho. Elimine a coluna H e pressione as teclas Ctrl + Shift + P.
4. Vamos agora atribuir a macro a um botão que será colocado na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Na guia Arquivo, clique em Opções.
5. Clique em Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.
6. No quadro Escolher comandos em, selecione Macros. A seguir, clique sobre o nome da macro PreencheVendas e em Adicionar >>.
7. Observe que o nome da macro foi adicionado ao quadro da direita. Se você for utilizar a macro somente quando esta pasta de trabalho estiver aberta, selecione a opção De Mariska-Vendas.xlsm.
8. Para mostrar o botão na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, o Excel vai utilizar um ícone genérico. Vamos escolher um ícone personalizado para representar a macro. Clique sobre o nome da macro no quadro à direita e, depois, no botão Modificar.
Como falado em sala, normalmente eu crio um botão através das formas e atribuo a macro ao botão, mas foi só para mostrar para vocês que podemos usar outras maneiras
9. Nessa janela, podemos escolher o ícone desejado e também modificar o nome da macro para exibição. Escolha um ícone da lista e digite o nome Vendas no Mês. Clique em OK.
10. Observe que podemos, agora, executar a macro clicando no botão criado na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Quando posicionamos o mouse sobre o ícone, o nome para exibição atribuído à macro é mostrado na Dica de Tela.
Silvana deseja modificar a macro criada para que, além de copiar os dados da planilha Vendas no Mês, os dados do primeiro mês na planilha Vendas sejam transferidos para a planilha Histórico. Dessa forma, ela pretende preservar os dados da planilha e criar um histórico de vendas.
Atividade 3 – Utilizando referências relativas para criar macros
Objetivo: Utilizar referências relativas na criação de macros.
Tarefa: Criar a macro TransfereVendas
Em muitos casos, quando utilizamos macros, desejamos que os dados não sejam posicionados sempre nas mesmas células, mas que ocupem espaços relativos dentro da planilha. É o caso, por exemplo, de transferir os dados de um local para outro. Esses dados transferidos, porém, não deverão ocupar o lugar de informações já existentes; a própria macro deverá encontrar um local vazio e adequado para efetuar a movimentação
A macro que será criada deverá executar os seguintes procedimentos:
Copiar os dados referentes ao primeiro mês da planilha Vendas.
Colar esses dados na primeira coluna vazia da planilha Histórico.
Transferir os dados da planilha Vendas no Mês para a planilha Vendas, formatando-a adequadamente
1. Modifique os dados da planilha Vendas no Mês para os seguintes:
Bermuda 10
Blusa 20
Calça 30
Camiseta 50
Casaco 70
Saia 100
Vestido 150
2. Inicie a gravação da macro TransfereVendas.
3. Selecione a planilha Vendas e recorte os dados de B3:B10.
4. Clique na planilha Histórico.
5. Pressione a tecla F5 (Ir Para) e no campo Referência digite o endereço XFD1. Em seguida, clique em OK.
6. Na guia Exibir ou clique na ferramenta Macros e na opção Usar Referências Relativas. Certifique-se de que a ferramenta esteja selecionada (o ícone da ferramenta fica envolvido por uma leve linha esverdeada)
Na guia desenvolvedor talvez seja mais prática como mostrado na imagem abaixo:
7. Pressione a tecla END, solte e, depois, pressione a tecla Seta à esquerda para selecionar a primeira célula preenchida à esquerda.
8. Pressione a tecla Seta à direita para selecionar a primeira célula vazia.
9. Desative a opção Usar Referências Relativas.
10. Cole os valores recortados
11. Selecione a planilha Vendas.
12. Selecione a região C3:H10 e movimente-a para a região B3:G10.
13. Clique na célula G3 e, pela alça de preenchimento, preencha a célula H3.
14. Selecione a planilha Vendas no Mês e recorte o intervalo B1:B7.
15. Selecione a planilha Vendas, clique na célula H4 e cole o intervalo recortado.
16. Formate a planilha adequadamente e encerre a gravação da macro.
17. Insira novos valores na planilha Vendas no Mês e execute a macro.
18. Salve as alterações e feche a pasta.
Atividade Extra
Ajustes automática da coluna
Clique com o botão direito do mouse na guia planilha 1 e em seguida escolha a opção exibir código como mostrado na imagem abaixo
Após será exibido a caixa abaixo e nela está com a opção geral selecionada, você trocar para Worksheet
Por padrão o VBA automaticamente irá lhe apresentar duas linhas de códigos.
Entre as duas linhas de códigos você irá digitar o seguinte código:
Cells.EntireColumn.AutoFit
Outra opção de você abrir esse módulos é utilizando as teclas de atalho ALT + F11
Se quiser apagar as duas linhas que aparecem e usar todo esse código aqui que vou colocar você pode, inclusive já vai comentado
Sub AutoAjustarColunas()
' Autoajusta todas as colunas da planilha ativa
Cells.EntireColumn.AutoFit
End Sub
Se quiser que o ajuste seja feito somente em uma planilha específica, como por exemplo a planilha chamada "Relatório":
Sub AutoAjustarRelatorio()
Worksheets("Relatório").Cells.EntireColumn.AutoFit
End Sub
Sub AutoAjustarTodasPlanilhas()
Dim ws As Worksheet
For Each ws In ThisWorkbook.Worksheets
ws.Cells.EntireColumn.AutoFit
Next ws
End Sub
Se precisar de ajustes de linhas também (altura automática):













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